Precificação e Gestão Financeira II
Objetivo: O curso visa proporcionar aos artesãos uma compreensão sólida dos fundamentos da precificação e da gestão financeira, abrangendo desde a análise de seus negócios até a aplicação de estratégias eficientes de precificação e controle de orçamento.
Ementa: O curso de precificação é voltado para o artesão que deseja calcular o preço dos seus produtos de forma correta e compatível com o mercado artesanal, evitando prejuízos financeiros. Neste curso, os participantes irão aprender os fundamentos da precificação e gestão financeira, desde o entendimento do próprio negócio até a aplicação de estratégias de preço competitivo e controle orçamentário eficiente. As aulas serão compostas por conteúdo teórico, exemplos práticos e exercícios para aplicação dos conhecimentos adquiridos, preparando os participantes para tomadas de decisão financeira assertivas em seus empreendimentos.
Metodologia: Aula expositiva teórico/prática; atividades práticas; interação entre alunos através da plataforma.
Educador: Delson Teixeira
Conteúdo Programático:
AULA 1 – Entendendo o seu empreendimento
Apresentar a gestão financeira destacando a eficiência financeira ao artesão.
AULA 2 – Conceitos de preço e valor
Compreender a diferença entre valor e preço.
AULA 3 – Calculando o preço de forma correta: pró-labore (como inserir na tabela de preço)
Calcular a melhor forma de mensurar o pró-labore na precificação.
AULA 4 – Análise de mercado e definição de preço-alvo
Analisar o mercado de artesão e as possibilidades de geração de renda.
AULA 5 – Conceito de gasto: (investimento, custo, despesas e perda)
Adotar o conceito de gasto para aplicação nos contextos do artesão.
AULA 6 – Estratégia de preço: preço competitivo
Operacionalizar com assertividade na definição de preço do produto/serviço.]
AULA 7 – Promoções e descontos: quando e como aplicar
Colaborar para o planejamento de vendas para atender as necessidades do público-alvo através das perspectivas de mercado.
AULA 8 – Dinâmica de preços em diferentes contextos de mercado: Preço para atacado e varejo
Definir a melhor estratégia de comercialização mediante a política adotada e necessidade do cliente.
AULA 9 – Uso de ferramentas para gestão de seu negócio
Apresentar ferramentas para dar suporte no controle e organização das finanças no empreendimento.
AULA 10 – Controle orçamentário: estabelecimento de metas e acompanhamento de desempenho
Desenvolver planejamento orçamentário mediante contextos do empreendimento

- 30h
- 10 aulas