Ementa: Conceitos; Representação em raça e gênero no Artesanato; Símbolos e signos do artesanato da Bahia; História do Artesanato da Bahia; Tendências e processos criativos; Influências; Interlocução com outros saberes.
Metodologia: Aula expositiva teórico/prática; atividades práticas; interação entre alunos através da plataforma.
Educadora: Adriele Regine
Conteúdo programático:
Boas Vindas
Aula 1: Mas, afinal, o que é design? Conceito e história
Nesta aula, vamos entender um pouco o que é Design: Etimologia da palavra, sua definição, como ele surge, traçamos a linha do tempo, entendemos quais foram as principais responsáveis pela disseminação e como ele foi se popularizando ao longo do tempo.
Aula 2: O que é artesanato?
Na segunda aula do módulo Design e Criatividade, vamos falar sobre Artesanato, desde a Pré-História, onde identificamos quando surge o fazer artesanal. Entendemos quando e como surge o artesão e o artesanato na história da humanidade, discorremos sobre os artefatos artesanais, classificações do artesanato e refletimos sobre arte com Daiara Tukano.
Aula 3: Artesanato brasileiro: Como construímos nossas histórias?
Nesta aula, entendemos como foi construído o Artesanato Brasileiro: os primeiros artesãos brasileiros, relação com a fauna e flora, comprometimento com a sustentabilidade e o planeta que vivemos. Discorremos sobre a história do artesanato brasileiro e como outros povos interferiram diretamente no fazer e na estética dessas peças, a perseguição sofrida do ofício pelo Império, a importância do artesanato para a economia do país e como as políticas públicas (tendo a Bahia como pioneiro) possibilitou o fortalecimento das atividades artesanais.
Aula 4: Processos criativos: Como a inspiração acontece?
Nesta aula, vamos entender mais sobre processos criativos, como surgem as boas idéias, o que é a criatividade, como ela acontece, de que forma podemos criar um bom repertório para que a nossa criatividade flua e entendemos que não há ordem certa para que aconteça.
Aula 5: Mapas mentais: Ferramentas de mola propussora
Na quinta aula do módulo Design e Criatividade, começamos o processo de olhar mais para dentro, com ferramentas que nos ajude a melhorar e ativar nossa criatividade. Assim tratamos sobre o nosso próprio tempo, e de que forma podemos nos centrar nos processos. Aprendemos sobre construir mapas mentais, a sua importância e como isso nos ajuda a olhar para o agora e projetar futuros possíveis. Falamos também sobre bloqueio e ócio criativo e como lidar com ambos.
Aula 6: Inspiração: Ferramentas do Design para a criatividade acontecer
Nesta aula iremos compreender que criatividade se aprende. Discorreremos sobre inspiração, suas etapas e ferramentas que possibilitam ajudar a passar por cada uma delas. Aprendemos também como tratar esses dados da melhor forma e como os mapas conceituais ajudam nesse processo criativo.
Aula 7: Ideação ou idealização: Ferramentas do Design para a criatividade acontecer
Na sétima aula do módulo Design e Criatividade, vamos falar sobre mais uma etapa do Design e da Criatividade e aprender ferramentas para auxiliar. A idealização, é a fase de geração de idéias, e nessa aula aprendemos como podemos melhor fazer isso, com dicas e alguns exercícios.
Aula 8: Implementação: Ferramentas do Design para a criatividade acontecer
Nessa aula, falamos da implementação, ou seja, a chance de colocar em prática todas as ideias e soluções que fomos encontrando no meio do caminho. Depois de criar, colher informações, tratá-las, chegamos ao protótipo, a peça teste, o piloto. Aprendemos novas ferramentas, entendemos que é imprescindível planejar e vimos como utilizar o Mínimo Produto Viável, reduzindo os custos e aprimorando o processo criativo.